7 motivos para terceirização de TI

A TI hoje já faz parte de todas as organizações não importando o ramo de atuação, todos os negócios utilizam sistemas para auxiliar na gestão e administração.

Quanto sua empresa perde caso sua lista de clientes seja vazada? Ou pior, os hábitos de seus clientes que você levou anos para levantar. Estes e outros problemas podem ser evitados caso se preocupe com a sua TI e a forma como seus dados são tratados.

Porém surgem inúmeras dúvidas na hora de montar seu próprio time de TI ou contratar seu primeiro colaborador profissional na área. Qual deve ser a especialidade? Como devo selecionar o profissional? Quais cursos deve ter? Qual salário deve ganhar? 

Estas perguntas são comuns já que para a maioria das empresas ter um profissional de TI é uma novidade, é neste momento que se começa a avaliar a possibilidade de contratar uma empresa de serviços de TI para dar conta de seu ambiente. Sem dúvida é a forma mais prática para resolver o problema, mas será que vale a pena mesmo?

Enumeramos abaixo o que achamos ser as maiores vantagens de terceirizar a TI, veja se vale a pena para seu negócio.

 

1- Redução de Custos

Dependendo do tamanho da sua empresa, não é necessário que você mantenha uma estrutura ou um profissional especialista em TI em sua folha, trabalhando 8 horas por dia. Neste sentido a terceirização  representa uma oportunidade de ter o serviço correto de TI sem ter que pagar por analistas e especialistas sem que este seja o ramo de atuação de sua empresa. Isso sem contar que horas de trabalho e despesas com seleção de RH e processamento de folha podem ser zeradas. 

 

2- Escalabilidade

O objetivo de todo negócio é prosperar e crescer. Neste sentido a TI terceirizada possibilita uma elasticidade maior, já que para atender novas demandas de seus clientes, basta gerar um aditivo e imediatamente seu negócio já terá especialistas para atender seus novos sistemas. Caso contrário a cada ciclo de crescimento a equipe de TI precisa ser reavaliada, e se necessário contratar novos profissionais, implicando novo processo de seleção, despesas com DP, etc..

O tamanho da TI acompanha o crescimento da empresa, sem necessidade de contratações caras à cada novo sistema ou tecnologia adquiridos pela companhia.

 

3- Flexibilidade

É normal a TI trabalhar em horários extra-comerciais pois determinadas atividades de manutenção corretiva ou preventiva exigem que os sistemas estejam offline. Para contornar este tipo de problema as empresas tendem a aceitar a indisponibilidade de seus sistemas em horários comerciais ou até realizar acordos informais com seus profissionais. Durante a negociação de seus contrato de terceirização você pode prever este tipo de situação a depender do tamanho e necessidades de seu ambiente.

 

4- Controle de qualidade

Para validar se determinados contratos de prestação de serviços estão sendo atendidos utilizam-se técnicas de medição. Uma forma de se conseguir medir contratos de prestação de serviços, não apenas de TI mas de qualquer contrato de terceirização é através de pesquisas de satisfação (além dos índices pré-acordados, como SLA, disponibilidade, etc...). 

Caso seus fornecedores não disponibilizem pesquisas de satisfação dos próprios chamados você mesmo pode executar pesquisas de satisfação de seus departamentos, utilizando por exemplo o google forms. Assim você terá informações suficientes para controlar a qualidade de seus contratos, bem como material para futuras renegociações ou mudanças de termos.

 

5- Governança de TI

Empresas de TI seguem estruturas pré-definidas e testadas de governança, como ferramentas para abertura de chamado, políticas de segurança e termos de uso de TI, gerenciamento de projetos, SLA (acordo de nível de serviço), adoção de boas práticas de TI como um todo(como ITIL).

 

6- Profissionalização 

A medida que sua empresa cresce sua necessidade em serviços de TI também cresce. Se antes era apenas necessário garantir apenas que as estações estivessem funcionando, com o tempo e as novas tecnologias e sistemas torna-se necessário garantir a disponibilidade, performance, backup,  e manutenção desses sistemas. 

Ao se terceirizar a TI a mesma pode ser levada em consideração antes mesmo de se adquirir novos sistemas e equipamentos, um planejamento pode ser feito em paralelo com a aquisição, seu negócio pode estar preparado para qualquer onda de crescimento.

 

7- É uma tendência

Com o mercado reagindo negativamente em torno das constantes crises financeiras que assolam o país e com a crescente percepção de otimização que o outsourcing traz para as empresas, a demanda para o modelo de terceirização vem crescendo, desta maneira mais concorrentes surgem no mercado, reduzindo os preços e aumentando a qualidade dos serviços.

Porém é muito importante filtrar bem seus fornecedores e validar suas credenciais antes de efetuar a contratação definitiva para não acabar comprando gato por lebre!

Deixe uma resposta